Histórico

A Paróquia São João Batista criada em 24 de junho de 1966, é uma entidade natureza eclesial, sita na Arquidiocese de São Salvador da Bahia. A Paróquia realiza atividades religiosas e sociais voltadas para a promoção humana das populações pobres e articulação das pastorais na àrea de abrangência da Igreja Matriz e suas três comunidades.

Nosso Padroeiro



São João Batista era filho de Izabel e Zacarias e nasceu no dia 24 de junho na cidade de Judá. Chamaram-no "Batista" porque batizou Cristo, e o "Precursor" porque pregou imediatamente antes de Jesus Cristo, o anunciando.
Dizem que nasceu numa noite muito bonita e Isabel, para avisar Maria, mandou erguer um mastro em sua casa, acendendo uma fogueira para iluminar. Era o sinal combinado para a Virgem Maria visitá-la, levando uma capelinha, um feixe de palha seca e folhas perfumadas de manjericão. Chegando, Maria foi recebida por Isabel com os versos do "Magnificat".
João Batista morreu decapitado por ordem do rei Herodes, que assim agiu para agradar à filha de sua amante. Pregava a conversão e a penitência, batizando nas águas do Rio Jordão os que estavam dispostos a buscar uma nova vida. Embora tivesse muitos discípulos, deixava bem claro não ser ele o Cristo.
Ao contrário, humildemente afirmava quando questionado: "Importa que Ele cresça e eu diminua". Sendo defensor e pregador da verdade, levou sua pregação às últimas conseqüências.
É festejado com símbolos que evocam seu nascimento: fogueira de formato piramidal com base redonda, mastros, capelinha, palha e manjericão.
Mastro de São João: o Levantamento do mastro de São João é feito no anoitecer da véspera do dia de sua comemoração. O mastro é composto por madeira resistente, roliça e lisa e uma bandeira triangular, com três faces onde aparecem os três santos festejados; Santo Antônio, São João e São Pedro. É costume, também, prender ao mastro milho e laranjas.